Geografia é Amor!

O que é geografar senão falar de nós mesmos? Nós somos a Terra, o Céu, os Mares, as Casas. Somos nossa criação e o que fazemos dela. Nós somos o Espaço. Nós fazemos o Espaço. Então, deu certo... fomos nós. Se deu errado... também somos nós. O que é Geografar senão falar de nós mesmos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

UM LUGAR CHEI DE BAIRROS



Perguntei pra minha sobrinha Aninha o que ela estava estudando de Geografia na escola. Antes, preciso dizer que a Aninha tem 8 anos e está na segunda série - era pra ser o primeiro ano, mas o Aécio, e outros mais, fez uma "gambiarra" da LDB (lei de diretrizes e bases da educação). Depois de pensar um poquinho ela falou: "municípios, to estudando municípios". Achei muito interessante e quiz logo saber mais:

- que legal, o que é um município?
- um lugar cheio de bairros?
- o que um bairro?
- bairro? é [pensa] um lugar cheio de ruas? (não preciso dizer que achei engraçado)
- e o que é uma rua? [insistente e chato]
- um lugar cheio de casas e não vai me perguntar o que é casa não.
- por que?
- por que essa resposta "cê" já sabe.


Pronto, passou a responsabilidade para mim. Vou ter que saber que "diabos" (com o perdão da palavra) é uma casa, mas pelo menos já sei o que é um município, bairro e rua. Se levar em consideração o que é uma casa de acordo com a minha estarei perdido por que então não saberei decifrar o que será o banheiro, o quarto, a cozinha e a caixa da Catarina (pra quem não sabe: minha cachorrinha). Isso por que, assim como a Aninha, eu tentaria disquinguir o que um "Todo" atravez das suas partes. Foi isso o que ela fez, perceberam?



Para entender o que é determinado conteúdo, no caso o município, ela sistematizou na sua mente as partes que o compõe, claro, de acordo com sua percepção mais simples: o município é um lugar cheio de bairros". Poderia continuar com as conceituações até na hora que tivesse que responder: "o que são coisas?" Mas a essa altura ela já estaria brigando comigo e partindo para ver TV [depois que inventaram isso ter filhos ficou tão fácil, melhor ainda quando criaram a escola integral, vulgo INTERNATO].

Muito se discute no meio acadêmico quanto a concepção que fazemos do conhecimento de modo geral. Conhecimento geral como o curso de atualidades? Perguntaria o afoito vestibulando ou o desesperado concursista. Não, responde o professor. A teoria do conhecimento, ou seja, da produção de conhecimento e do fazer e entender a ciência (tem um nome feio pra isso - epistemologia - que perde para muitos outros estudados na biologia e ninguém fala nada).


O que a aninha fez foi entender o "todo" através das "partes". Seria mesma coisa comigo se eu respondesse o que é uma casa dizendo, são os quartos, os móveis, os assaltantes e a dispensa vazia... Poderiamos ter muitas outras abordagens, até mais interessantes, teorizando sobre o que realmente é uma casa levando em conta o que ela representa: "um local de dormir", "ambiente onde moram pessoas", "um lugar que eu não tenho", etc.


Do mesmo jeito, podemos GeOgrafar levando em consideração estes aspéctos e perceberíamos que em certos casos se aplica e outros ainda é insuficiente. O município é um espaço cheio de bairros, pensamos na parte física, mas faltou dizer o que o distingue de outros espaços.


- Ah! É mesmo! O que é?
- Sua função por exemplo.
- Como assim?
- O município é uma divisão do espaço que contém certa automia política, como prefeitura, câmera municipal, conselhos diversos que estipulam a sua organização.
- Ah! Legal! Entendi!



Entendeu mais ou menos, mas não esqueçam que ela só tem oito anos. Logo, logo ela irá entender, principalmente quando foir obrigada a votar, apesar de que muita gente já faz isso e nem sabe pra que. Por enquanto nos vamos continuar assim: ora Geografando pelas partes, ora pela "berada", ora com uma visão total, ora não fazendo nada. Afinal, as vezes não falamos de nós mesmos.






Té...