Geografia é Amor!

O que é geografar senão falar de nós mesmos? Nós somos a Terra, o Céu, os Mares, as Casas. Somos nossa criação e o que fazemos dela. Nós somos o Espaço. Nós fazemos o Espaço. Então, deu certo... fomos nós. Se deu errado... também somos nós. O que é Geografar senão falar de nós mesmos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O PARQUE DAS MANGABEIRAS

Texto Base para o Campo - 29 de agosto, 09h.

O Parque das Mangabeiras é a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com seus 337 hectares e mais de 2 milhões de metros quadrados, está localizado na Serra do Curral. O parque é um local definido como de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público. O espaço é habitado por mais de uma centena e meia de espécies de aves. A mata é composta por diversas amostras da vegetação mineira. A paisagem verde foi projetada por Burle Marx e está localizada a mais de mil metros de altura, em um dos pontos mais altos de Belo Horizonte. Além das belas Paisagens, o Parque das Mangabeiras ainda conta com grande infra-estrutura: quadras poliesportivas, áreas gramadas, quiosque para lanches, restaurante, palcos, atividades de educação ambiental, etc.


FLORA - A vegetação do Parque reúne espécies que variam entre o campo de altitude, cerrado, e matas de galeria. As espécies preservadas com predominância no campo, das gramíneas, canelas de ema e algumas espécies de orquídeas. No cerrado, típico dos solos mais ácidos, a ocorrência de espécies como o pau-santo, barbatimão, candeia, caviuna e a mangaba, que deu origem ao nome da região, proliferam e ocupam a maior parte da área do Parque. As partes mais baixas do Parque, por onde correm os vários cursos de água, concentram grande quantidade de solo fértil. Isto propicia a consolidação da vegetação de grande porte, classificada como mata de galeria e composta de várias espécies nobres como o jacarandá, vinhático, jequitibá, e a quaresmeira, eleita árvore símbolo de Belo Horizonte.

HIDROGRAFIA E CLIMA - Uma bacia hidrográfica é formada pelas terras drenadas por um rio e seus afluentes. O Parque das Mangabeiras situa-se na bacia hidrográfica do Córrego da Serra, afluente do Ribeirão Arrudas. Os Ribeirões Arrudas e Onça, este último situado ao norte de Belo Horizonte, deságuam no Rio das Velhas. O Rio das Velhas é afluente do Rio São Francisco. Belo Horizonte é a maior cidade da bacia do São Francisco. O Rio São Francisco nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais. Sua foz situa-se entre os Estados de Alagoas e Sergipe. O clima é o típico de Belo Horizonte e redondezas, Clima Tropical Úmido, com chuvas durante o verão acompanhadas de intenso calor, e período de estiagem no inverno, acompanhado de um friozinho aconchegante. Por estar situado em região mais alta e área de mata, as temperaturas normalmente são mais baixas que o resto de Belo Horizonte. Nas madrugadas, as névoas tomam conta do ambiente. Quanto mais se sobe a Serra, nas diversas trilhas existentes, mais frio costuma fazer.

GEOLOGIA - O Parque situa-se nas encostas da Serra do Curral, limite norte do Quadrilátero Ferrífero. Afloram rochas como o itabirito dolomítico e o minério de ferro, o quartzito ferruginoso e o filito quartzito. As partes mais altas da Serra são sustentadas pelos itabiritos (minérios de ferro) e lentes de hematita da Formação Cauê, de onde é extraída a maior parte do minério de ferro produzido no Brasil. O ferro muitas vezes se solubiliza e serve como cimento para as brechas ou como matéria-prima para as espessas cangas encontradas em muitos pontos do Parque. A gruta encontrada logo abaixo da Ciranda de Brinquedos foi naturalmente formada pela dissolução de brecha ferruginosa, processo ainda em plena atividade, como podemos constatar pelo gotejamento de água no seu interior. À norte da Serra, entrando pra Belo Horizonte, se encontra rochas do tipo granito e guinasse, muito usado na formação de britas.


GEOMORFOLOGIA - Em função do relevo da área e dos diferentes tipos de solo, o Parque apresenta uma cobertura vegetal heterogênea (diversificada) formando uma rica variedade de ambientes. Classifica-se, segundo Ab’s Saber, como parte das Serras e Planaltos do Leste e Sudeste, tipo geomorfológico que se estende do Sul de São Paulo até o Nordeste, em contato com a Depressão Sertaneja do São Francisco, terras mais baixas que circundo a bacia do Velho Chico. A Serra do Curral faz parte da Cadeia de Serras chamada Serra do Espinhaço. À sul da Serra encontra-se o Quadrilátero Ferrífero, área de relevo elevado onde se encontra Serras conhecidas, como a Serra do Rola Moça, Serra do Caraça, Serra de Ouro Preto, etc. Área de intensa exploração Mineral também, uma das maiores do Brasil. À norte estende-se um relevo levemente ondulado, formado por colinas e pequenas serras, até as áreas planas cársticas do Norte de Minas.


Agora que você sabe mais sobre o Parque das Mangabeiras, aproveite bastante. Explore as informações. Na dúvida sobre alguns termos, pesquise em livros ou na internet. Para o trabalho de campo, não se esqueça de vir com roupas leves para a caminhada e de trazer seu lanche. Se atente para o frio também. De olho no Busão... pesquise na internet ou ligue na Bhbus antes. Outros equipamentos são interessantes, como a CAMERA FOTOGRÁFICA, BINÓCULOS, BÚSSULAS, etc. Muita seriedade durante o trabalho para que tudo ocorra muito bem. Depois da nossa atividade a curtição é garantida no Parque, com os gramados, as quadras e demais atividades.


Abraço!