Geografia é Amor!

O que é geografar senão falar de nós mesmos? Nós somos a Terra, o Céu, os Mares, as Casas. Somos nossa criação e o que fazemos dela. Nós somos o Espaço. Nós fazemos o Espaço. Então, deu certo... fomos nós. Se deu errado... também somos nós. O que é Geografar senão falar de nós mesmos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Sertão Vai Virar Mar

O Sertão já foi mar, mas isso foi há muito tempo, só 200 milhões de anos no Tempo Geológico, quando ainda existia a tal da Pangéia (nome bonito para um filho, não acham?).

Pangéia seria um nome legal também para se colocar em umaUsina Hidrelétrica, no entanto, engenheiros e políticos normalmente gostam de homenagear alguma tribo indígena dizimada na história recente.


Interessante mesmo é o nome das novas cidades construídas para abrigar os ribeirinhos desapropriados. Em Furnas (ao longo do Rio Grand
e, que realmente é grande, ou era) a cidade de São José da Barra deu lugar à Nova Barra.

Coitado do São José que deve ter inundado com a antiga cidade: junto com a vegetação, animais, terras agrícolas, fantásmas e difuntos que nunca mais serão encontrados. O que fazer!? Como competir com um empreendimento de cunho social (energia "limpa"), econômico (grande "potencial" no Brasil) e ambiental (energia "renovável")?

Vai-se o "santo" e vem-se o "progresso", afinal religião e política
não se mistura e não se discute. Só GeOgrafando mesmo.



Abraço!